
Nos dias 27 e 28 de maio de 2025, a Coopervil em parceria com o Sicoob Vale do Vinho e o Sicoob Vale dos Pinhais, iniciou a formação do grupo de mulheres do Programa Mulheres Cooperativistas, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop SC, levando o compromisso com a valorização e a capacitação das mulheres no cooperativismo.
O primeiro encontro foi realizado em Lebon Régis, no dia (27) e marcou o momento da Sensibilização com as participantes. Contando com a presença do gerente da filial da Coopervil Lucas Moreira e a gerente do Sicoob Deborá Scapinelli, da gerente regional do Sicoob Eliane Volpato, que destacou a importância da participação feminina nas ações cooperativistas locais.
Já no dia (28), foi a vez do município de Caçador realizar o encontro, também voltado à Sensibilização, contando com a presença do gerente da Coopervil de Caçador, Adriano Zanini, onde reforçou o apoio da cooperativa à formação, da gerente do Sicoob Melânia Iora e da coordenadora Daiane Urbano.
O Programa Mulheres Cooperativistas, idealizado e apoiado pelo Sescoop/SC, é promovido pelas cooperativas com o objetivo de capacitar, conscientizar e engajar mulheres para atuarem de forma ativa e participativa no quadro social das cooperativas e nas comunidades onde vivem. Mais do que formação, trata-se de um movimento de inclusão, fortalecimento e liderança feminina dentro do sistema cooperativista.
O presidente da Coopervil e do Sicoob Vale do Vinho, Luiz Vicente Suzin, marcou presença em Lebon Regis e em Caçador, destacando, “a participação da mulher no programa representa uma grande oportunidade de crescimento pessoal, a mulher tem ocupado cada vez mais espaços de liderança e atuação dentro das cooperativas. Ao participar da formação e integrar o Núcleo Feminino, elas se tornarão peças principais das ações, contribuindo com novas ideias para o fortalecimento do cooperativismo.
A sensibilização foi conduzida pela coordenadora do Sicoob Vale do Vinho Fernanda Botegal e pela coordenadora da Coopervil Suzana Araldi. O Programa Mulheres Cooperativistas, que iniciou em 2015 com um grupo de 40 mulheres, hoje conta com mais de 250 participantes formadas, que integram o Núcleo Feminino e atuam de maneira ativa no desenvolvimento das cooperativas e de suas comunidades.