
No dia 8 de novembro de 1967, um grupo de 142 produtores depositou sua confiança e força na criação de uma cooperativa que lutasse por todos, coletivamente. Na imagem, a primeira sede da Coopervil, na Rua do Comércio (atual Saul Brandalise).
Em 1971 foi inaugurada a filial de Tangará, a primeira das unidades da Coopervil fora de Videira.
Em 1972 foi inaugurada a filial de Salto Veloso, que disputa espaço com as maiores concorrentes da região.
Também em 1972 foi inaugurado o Posto de Combustíveis.
Em 1974 foi criado o Supermercado, o Silo do Rio das Pedras e o de Tangará.
Em 1974 a Coopervil aprovou o projeto de comercialização e industrialização de frutas.
Em 1974 foi implantada a Indústria de Sucos e Vinhos da Coopervil, localizada no Parque Industrial Rio das Pedras, para absorver a produção vitivinícola dos associados de Videira e região.
Em 1975 a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a participação e filiação da Coopervil na Federação das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Fecoagro).
Em 1978 foi inaugurada a filial de Iomerê com recebimento de suínos, bem como a abertura de uma filial em Macieira e de um depósito em Treze Tílias.
Em 1979 foram criadas as filiais em Pinheiro Preto e no bairro paulistano da Lapa, esta destinado ao comércio de frutas.
Em 1979, porém, a Coopervil sentiu a necessidade de mudar. Apesar dos grandes investimentos, a Cooperativa se encontrava em uma acentuada crise financeira que demandou a reestruturação dos setores financeiro e comercial, a venda do silo graneleiro de Videira e o prédio do antigo escritório central, com seu respectivo terreno na Rua Saul Brandalise.
Em 06 de novembro de 1979, a Coopervil se filiou à Aurora, o que deu início a um novo ciclo de desenvolvimento da cooperativa e seus associados.
A Coopervil iniciou os anos 1980 com um quadro social de 1842 sócios.
Com esforço dos associados, foi construído o primeiro barracão para depósito em um terreno na Av. Dom Pedro II. Mais tarde, o local recebeu a sede administrativa.
Em 1981 foi inaugurada a filial de Arroio Trinta, que atua nos segmentos de agropecuária, materiais de construção e integração de suínos e leite. Também foi aberta uma filial em Matos Costa. No mesmo ano, a Coopervil participou do Feirão 81, em Camboriú, expondo frutas e sucos.
Em meio à crise financeira, foi pedido em Assembleia, em junho de 1982, pela dissolução da Coopervil. Mesmo que estivesse falida, sem crédito, sem estrutura financeira e administrativa, com títulos protestados desde 1979 e penhoras diversas, a opção dos associados foi não desistir. O quadro social de 1982, composto por 1725 sócios definiu um plano de ação para a reestruturação, contando com a organização do Setor Contábil, contratação de um Contador, de Auditores e Advogados, atualização de registros e fechamento e venda das filiais de Pinheiro Preto, Lebon Régis, Matos Costa, Treze Tílias e Lapa (SP).
Com apoio total da Cooperativa Central Meio Oeste Catarinense (Coopercentral), demais cooperativas, associados, Fecoagro, Incra e Ocesc, decidiu-se decretar uma Intervenção Federal, a qual implantou um novo controle de estoques, reformou os setores contábil, financeiro e comercial, trocou funcionários, contratou empréstimos, liquidou débitos com fornecedores, regularizou a dívida tributária e fiscal, entre outras ações que poderiam gerar mudanças ainda em 1983. Com a crise, o quadro social foi reduzido para 617 sócios.
O que não se esperava era que 1983 também trouxesse uma grande enchente que causou inúmeros prejuízos na infraestrutura da Coopervil e de muitas outras empresas e famílias de Videira. Para a Cooperativa, os prejuízos incluíram a demolição total do Posto de Combustível e do barracão construído nos fundos do escritório central.
Em 1984 a Coopervil conseguiu a negativa de todos os protestos que tinha e depois de operar no prejuízo por quatro anos, conseguiu distribuir uma sobra aos associados. No mesmo ano construiu um posto de lavagem de veículos e iniciou a obras na filial de Iomerê, com loja e supermercado criados com recursos próprios. O supermercado de Videira também foi reinaugurado, bem como o barracão reconstruído depois da enchente.
A Coopervil ainda participou, orgulhosa de seu progresso, das comemorações dos 40 anos de emancipação política de Videira.
Em 1985 foram abertas as filiais de Anta Gorda e São Pedro. No mesmo ano, um sinistro causou danos ao armazém de Tangará. A cidade ainda organizou a Fenauva, que contou com a Coopervil como expositora.
Em 1986 foi eleita a primeira diretoria do SEVAM – Serviço de Valorização da Mulher, um braço de liderança feminina que fomentou o desenvolvimento das mulheres através de cursos e visitas técnicas.
O ano de 1992 marcou os 25 anos de fundação da Coopervil, um marco no desenvolvimento local e regional, que contou com um baile comemorativo. No mesmo ano, a Loja Agropecuária atendia os produtores com produtos para suprir todas as necessidades.
Em 1992 um grande vendaval destelhou parte da estrutura da cooperativa. Uma adversidade superada com muito trabalho e dedicação. E o trabalho não parou. No mesmo ano, as lideranças participaram de excursões para conhecer outras cooperativas, tais como a Cooperativa Central Aurora e Cooperativa Alfa, em Chapecó.
Pensando no bem-estar da comunidade, a Coopervil promoveu inúmeras campanhas em datas comemorativas, a exemplo do Natal da Criança Carente de 1992, em que foram distribuídas cestas de doces e guloseimas.
Em 1992 a Coopervil deu mais um importante passo em sua escalada de crescimento com o lançamento do vinho Solar das Videiras. O lançamento da marca aconteceu na Cooperativa de São Miguel do Oeste e contou com boa apreciação dos participantes.
Em Videira, junto à sede administrativa, em 1992 ainda funcionava o Posto da Cooperativa de Crédito Credivil, que inaugurou uma filial em Arroio Trinta no ano seguinte.
Em 1993 foi inaugurada a filial do Passo da Felicidade, em Tangará localizada em um ponto privilegiado para atender aos associados e clientes.
Em 1994 a Coopervil sediou o Encontro Regional de Suinocultores, que contou com a presença expressiva dos associados, membros e dirigentes de outras cooperativas. No mesmo ano, uma nova filial da Credivil foi inaugurada em Arroio Trinta.
Em 1995 a filial de Iomerê promoveu um Show de Prêmios como forma de promover a movimentação dos associados. E no mesmo ano a Coopervil brilhava também nos esportes com times masculino e feminino de futebol suíço.
Em 1995 a Coopervil firmou um convênio médico e hospitalar para os associados como forma de proteger seu maior patrimônio, as pessoas.
Em 1997 a Coopervil firmou com a Prefeitura de Videira um acordo de uso do silo do Cibrazém, reativado através das políticas nacionais, para armazenamento da produção de grãos, especialmente milho.
Em 1997, por ocasião da viagem do Presidente Luiz Vicente Suzin à Itália, uma lembrança da Coopervil foi entregue ao Presidente da Província de Trento como forma de homenagear os antepassados de parte dos associados
Em 2000 foram adquiridas as instalações e loja da antiga Coopercaçador para dar origem à filial da Coopervil em Caçador
Em 2001 foi inaugurada a filial de Rio das Antas.
Em 2001 a Coopervil iniciou o trabalho com a integração de linhas de leite, inicialmente através de uma parceria com a cooperativa paranaense Frimesa e depois com a Cooperativa Central Aurora. No Rio das Pedras, em Videira, mantém um posto de resfriamento de leite.
Em 2001 iniciou a construção da Fábrica de Ração, no local do antigo silo do Cibrazém.
Em 2004 foi inaugurada a filial de Lourdes, Distrito de Videira, para facilitar o atendimento aos associados. No mesmo ano, foi inaugurado o silo no Passo da Felicidade e aconteceu a primeira edição do Campo Demonstrativo Coopervil.
Em 2005 foi inaugurada a filial de Fraiburgo. Na comemoração de final de ano aconteceu a Gincana da Coopervil.
Em 2007 foi inaugurado um silo na comunidade de Linha São Pedro, interior de Caçador. Outra conquista do ano foi a inauguração e ampliação do Posto de Combustíveis em Tangará.
Em 2008 aconteceu a compra do terreno e edificação da antiga Superbom para construção da nova Loja de Materiais de Construção e nova Loja Agropecuária de Videira.
A Coopervil ainda participou da Festa da Uva.
Em 2008 entrou em atividade a Central de Sêmen, inaugurando uma nova linha de negócios para a Coopervil. Também foram inaugurados o silo de Fraiburgo e do Rio das Pedras.
Inúmeras atividades continuaram acontecendo, motivadas pelo desejo de crescer.
Com a expansão das áreas de negócios, a década também foi o palco para o desenvolvimento de muitos programas na área social, tais como o Programa Mulheres Cooperativistas, Programa JovemCoop, Programa da Qualidade Total Rural e De Olho na Qualidade, Clube da Bezerra, entre outros.
Em 2011 foi inaugurada a nova granja na localidade de Aparecida, em Videira, e um ano depois aconteceu a inauguração da nova unidade na Linha Cará. Aparecida também recebeu um silo no ano seguinte.
Em 2011 foi inaugurada a nova granja na localidade de Aparecida, em Videira, e um ano depois aconteceu a inauguração da nova unidade na Linha Cará. Aparecida também recebeu um silo no ano seguinte.
Em comemoração aos 45 anos, em 2012, foi realizada uma série de eventos descentralizados, com destaque para a grande codornada que reuniu os associados em diversas unidades.
Em 2013, a Coopervil marcou presença na EFAPI para receber o Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista. No mesmo ano aconteceu a instalação do evaporador na indústria de Sucos, Vinhos e Espumantes.
Ainda sob o prisma da busca por melhorias, o Passo da Felicidade foi o local escolhido para sediar uma palestra sobre inseticidas e fungicidas para a cultura da soja para os associados. O evento em parceria com a Syngenta reforça o compromisso da Coopervil com o sucesso do associado.
Em 2014 também aconteceu a inauguração da filial de Lebon Régis.
Em 2014 aconteceu o curso De Olho na Qualidade em Rio das Antas e teve início o Programa Coleta Segura, promovido pela Cooperativa Central Aurora com suas filiadas.
Em 2014 e 2015, o Show de Prêmios Coopervil sorteou um carro e uma moto e em 2015 o Posto de Combustíveis sorteou diversos prêmios.
Um novo alagamento do pátio da Sede Administrativa em 2014 não foi o suficiente para parar o trabalho. A ação das filiais também teve grande destaque na oferta de cursos e eventos nos anos seguintes.
Em 2015, a filial de Salto Veloso desenvolveu um curso com técnicas para aproveitamento integral dos alimentos.
Em 2015, a filial de Arroio Trinta realizou curso de pintura, de artesanato com fibras naturais e de tricô e crochê em parceria com o Sicoob, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Videira.
Em 2015 aconteceu o curso de Plantas Medicinais em Iomerê, direcionado para integrantes das Pastorais da Saúde de Iomerê, Arroio Trinta e Macieira. Em Videira, o curso aconteceu com integrantes da Pastoral da Saúde e com professoras.
Em Videira, 2015 foi palco de uma importante movimentação para atrair o público feminino. Assim, aconteceram os cursos Com Licença, Vou à Luta em Videira e Tangará, e o curso de Cortes e Empanados de Frango, em Santa Lúcia. Em Lourdes, aconteceu o curso de Produção Caseira de Pães e Biscoitos.
2015 também foi o ano da execução do Programa Empreendedor Rural Mulher, em parceria com o Sistema FAESC e o Dia do Cooperativismo foi celebrado com exposição dos trabalhos das mulheres. O Programa Mulheres Cooperativistas formou sua turma.
A Campanha do Agasalho de 2015 foi outa ação social desenvolvida pela Coopervil e Sicoob para ajudar a comunidade. Além disso, a participação na Expotrinta, em Arroio Trinta, marcou a participação e a proximidade da cooperativa com a população.
Em 2015 aconteceu a primeira edição do Clube da Bezerra e a inauguração do depósito de Aparecida.
Em 2016 aconteceu o Dia do Campo Limpo, em que a Coopervil foi parceira, e a inauguração do depósito em Caçador.
Em 2016, através do Sindicato dos Produtores Rurais, foram realizadas atividades como o Campo Demonstrativo da Coopervil, uma viagem para conhecer uma propriedade de plantas medicinais, o Clube da Bezerra, o Dia do Cooperativismo, uma viagem até a Expointer e uma viagem até Castro (PR) para conhecer novas tecnologias na área do leite.
Em 2017, em comemoração aos 50 anos, houve festa em várias unidades. A celebração descentralizada conseguiu reunir todos os associados para almoços e comemorações com entrega de brindes e muita alegria.
Em 2017 a Coopervil recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores de Videira pelo excelente trabalho desenvolvido. A cooperativa também recebeu os presidentes, dirigentes e toda equipe da Aurora para uma reunião com as Cooperativas Filiadas.
Em 2017 e 2018 ao produtores associados que participam dos programas Granotop e Sillus, da Syngenta, foram reconhecidos com uma premiação.
Em 2017, em comemoração aos 50 anos, houve festa em várias unidades. A celebração descentralizada conseguiu reunir todos os associados para almoços e comemorações com entrega de brindes e muita alegria.
Em 2017, em comemoração aos 50 anos, houve festa em várias unidades. A celebração descentralizada conseguiu reunir todos os associados para almoços e comemorações com entrega de brindes e muita alegria.
Em 2018 aconteceu a formatura do Programa JovemCoop, reunião das participantes do Programa Mulheres Cooperativistas e a participação da Coopervil na ExpoVideira.
Em 2018 a Coopervil inaugurou uma filial em Farroupilha (RS), expandindo sua área de atuação para o Rio Grande do Sul, e uma nova granja de suínos na Linha Gramado.
Em 2019 a Coopervil reinaugurou a loja agropecuária de Iomerê e participou do desfile comemorativo aos 75 anos de emancipação de Videira.
Em 2019 a Coopervil inaugurou uma filial em Uribici (SC).
Também participou do Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista PRSC, promovido pela Aurora em parceria com o Sebrae.
Os anos 2020 foram desafiadores desde o início. Com a pandemia de Covid-19, as incertezas permearam parte das atividades da Coopervil e seus associados, mas nada ficou completamente parado. Diante da necessidade de abastecimento, os associados e funcionários da Coopervil deram continuidade às suas atividades, seja de forma remota ou presencial, seja no campo, seja na indústria. No setor social também teve continuidade as Campanhas.
Em 2021 e 2022 a Coopervil se mobilizou para auxiliar a comunidade de uma forma diferente: com doação de sangue. Através de uma parceria com o Hemosc realizou coleta de sangue em Videira mediante agendamento para suprir o banco de sangue regional.
Em 2021 também foi comemorado o Outubro Rosa, lembrando as colaboradoras da importância da saúde da mulher.
Em 2022 aconteceu o 16° Campo Demonstrativo da Coopervil e 6° Clube da Bezerra, que passará a ser realizado de forma bianual.
Cooperativa Agropecuária Videirense foi reconhecida na noite da quarta-feira 24/08/2022 na solenidade do Prêmio Destaque Videirense realizado pela Prefeitura de Videira, com o objetivo de reconhecer e valorizar as maiores empresas e produtores rurais na geração e recolhimento de impostos.
A COOPERVIL foi representada pelo coordenador João Novello que na ocasião também representava o presidente Luiz Vicente Suzin e foi certificada com o 4° LUGAR na categoria Valor Adicionado de ICMS, índice referente aos anos de 2020 e 2021.
A Coopervil na pessoa do presidente Luiz Vicente Suzin se sente orgulhosa em estar participando com destaque no movimento econômico do município de Videira e agradece à Prefeitura Municipal de Videira, pelo destaque recebido.